Setembro Amarelo: Mês de prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo: Mês de prevenção ao suicídio

O mês de setembro é o período internacional de prevenção ao sucídio. É um problema global, silencioso e pouco divulgado. Dados da Organização Mundial da Saúde dão conta de mais de 800 mil mortes por suicídio por ano, sendo a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos (a maior causa ainda são os acidentes de trânsito).
O Brasil, que faz pesquisas esporádicas sobre a incidência de suicídio na população, viu sua situação piorar entre 2010 e 2016 (última pesquisa feita até o momento): aumento de 7%, enquanto no resto do mundo, em média, diminuiu 9,8%.

O suicídio é um fenômeno complexo, que pode estar ligado a doenças mentais (como a depressão) ou a situações de vida, como estresse, problemas financeiros, bullying, decepções amorosas e problemas de relacionamento familiar. Praticamente qualquer situação pode desencadear uma reação extrema em uma pessoa sensível, que se sente solitária ou abandonada. Grupos que sofrem discriminações (de qualquer tipo, por exemplo, crenças, aparência física ou comportamento) são ainda mais vulneráveis.

Falar sobre suicídio é necessário. Algumas pessoas pensam que falar sobre isso vai aumentar o número de suicídios, mas isso é um engano. Não falar aumenta a sensação de estar sozinho e não ter alternativas. Para quem está passando por uma fase tão difícil, o silêncio de todos só o faz sentir-se pior.

A ajuda especializada é essencial, mas muitas vezes a pessoa não consegue buscar ajuda sozinho. Se você perceber algo diferente com alguém que você ama, tenha paciência. Ouça a pessoa sem julgar, pergunte como ela está hoje (é importante, é um jeito mais fácil de abrir diálogo sem precisar dar muitas explicações). Se ela precisar de ajuda, acompanhe-a. Além disso, pode indicar o telefone do CVV (Centro de Valorização da Vida - https://www.cvv.org.br/), o 188. Funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O Transmissão Instituto de Psicologia & Consultoria é um espaço dedicado ao cuidado da vida e da saúde mental. Estamos fazendo nossa parte, faça a sua também. Pergunte a quem você ama: como você está hoje?

(Texto do Prof. Dr. Francisco Heitor da Rosa, psicólogo - CRP 07/08436 e 08/IS-033)

@setembroamarelo

Para mais informações

(43) 3336-8777 / [email protected]

Venha nos Visitar

Rua Paranaguá, 777 - Londrina, PR