O que é Dependência de substâncias químicas?

O uso de alguma e qualquer substância química não caracteriza sua dependência em si, mas sim quando um indivíduo possui dificuldade em diminuir ou parar com o consumo por vontade própria, sem que haja interferência medicamentosa ou de algum profissional da saúde.

A partir do momento que o individuo sofre alterações fisiológicas ao entrar em abstinência, é caracterizado como um ser dependente dessa substância e um dos traços mais clássicos que evidencia essa característica são os comportamentos desviantes e as chamadas “fissuras”, que se dá pelo desejo incontrolável de consumir a droga. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, considera-se dependente de uma droga a pessoa que apresenta três ou mais das seguintes manifestações: 

· Forte desejo de consumir a droga; 

·Dificuldade de controlar o consumo (por exemplo, quanto à hora em que começa ou para de fazê-lo, quanto à quantidade etc.); 

·Utilização persistente da droga apesar das suas consequências prejudiciais; 

·Maior prioridade dada ao uso da droga em detrimento de outras atividades ou obrigações; 

·Aumento da tolerância à droga (necessidade de doses cada vez maiores para obter o mesmo efeito); 

·Síndrome de abstinência (sintomas corporais como dores, tremores ou outros, que ocorrem quando o consumo da droga é interrompido ou diminuído).

Contudo, existem algumas pessoas que consomem substâncias psicoativas nem sempre são dependentes da mesma, porém não significa que não há estragos físicos e psicológicos para o individuo. É necessário que haja um entendimento e uma conscientização de seus efeitos, pois estes incluem consequências biológicas, psicológicas, comportamentais, culturais, sociais, familiares e etc. 

Com base em todos esses fatores, é válido afirmar que tanto o dependente como aqueles que não se consideram um, necessitam de uma atenção e uma rede de apoio visando uma melhoria de vida e sua recuperação.

Se você se encaixa dentro desse contexto ou conhece alguém que está passando por dificuldades, procure ajuda de um profissional da saúde e busque tratamento.

 

Autora: Psicóloga Juraci de Cássia Araújo - CRP 08/16115

Para mais informações

(43) 3336-8777 / [email protected]

Venha nos Visitar

Rua Paranaguá, 777 - Londrina, PR