Mantendo a saúde física e emocional em tempos de quarentena

            Neste período de quarentena, manter a saúde é mais do que ficar em casa. Para cuidar do corpo e da cabeça, precisamos manter rotinas de exercícios físicos e mentais. Tão importante quanto ler um livro, assistir sua série favorita ou fazer psicoterapia online, é criar uma rotina de atividades físicas que sejam prazerosas para você e para aqueles que ama, estejam perto ou longe.           

            Uma estratégica importante neste momento é manter relações próximas, com nossa família e amigos. Quando fazemos atividades em grupo, construímos relações de confiança e amizade, tornando estes momentos enriquecedores, aliviando os efeitos do distanciamento social. Para tanto, há inúmeros exercícios que podem ser feitos em grupo, em sua casa e até mesmo por vídeo chamada!

Outro benefício da prática da atividade física se refere a construção da autoestima e autoconfiança, já que estas estão ligadas com a identificação com nosso próprio corpo. Sendo assim, o exercício físico pode auxiliar neste processo de reconhecimento e satisfação consigo mesmo.

Além disso, é preciso ressaltar que estamos, diariamente, vivenciando muitas emoções, sentimentos e tensões, sendo que a movimentação corporal pode ser um meio de nos expressar e comunicar conteúdos internos que estão difíceis de lidar – proporcionando alívio de angústia e a possibilidade de ressignificação deste período.

É importante lembrar, não somente em tempos de quarentena, os benefícios de nos mantermos inseridos em contextos que nos fazem bem. Devemos buscar novos aprendizados e experiências para enriquecer nossas vidas, bem como cultivar tradições que preservem nossa identidade e equilíbrio.

Você pode estar isolado, mas não está, necessariamente, sozinho.

 

Autora: Carolina Araújo Tavares - Psicóloga Clínica (CRP 08/26462)

           

Para mais informações

(43) 3336-8777 / [email protected]

Venha nos Visitar

Rua Paranaguá, 777 - Londrina, PR