Como saber se sua Psicoterapia vai dar certo?

O surgimento da Psicologia como área de conhecimento dedicada a saúde humana trouxe uma serie de questionamentos acerca de sua eficácia.Com frequência ouve-se falar que não há garantias para o trabalho do Psicólogo,mas vemos com maior frequência ainda pessoas superando suas dificuldade, resolvendo seus problemas e saindo dos processos terapêuticos com mais saúde e qualidade de vida. O que está por trás do sucesso terapêutico?

A Psicologia apresenta diversas correntes teóricas ,com perspectiva de ser humano, sociedade e ambiente diferente. Cada uma da maior valor ou menor valor a essas questões. Todos esses aspectos são importantes, nenhum psicologo dirá que não são.Por outro lado,cada abordagem tem um conjunto próprio de técnicas, de jeitos de fazer a psicoterapia. Será que existe alguma técnica melhor ou mais rápida? Mais ou menos eficiente?

Décadas de pesquisas demonstraram que nem a teoria nem a técnica são os elementos principais do sucesso terapêutico. As condições para que a psicoterapia dê certo envolvem três aspectos, identificados primeiramente pelo psicólogo Carl Rogers. E já identificados em diferentes  pesquisas. A relação entre psicólogo e seu cliente/paciente deve ser empática, o que significa que o psicólogo deve ser capaz de entender o que o outo sente, como se visse o mundo com os olhos do outro. Deve também, ter uma consideração positiva sobre o outro, independente do que o outro tenha feito, dito ou sentido. Cada pessoa é única em sua experiência e isso deve ser levado em conta. Por fim, o psicólogo deve ser congruente  com seus pensamentos e afeto, É necessário que ele mantenha suas características pessoais, sem ser grosseiro, mas sendo honesto e sincero em suas posições.

Uma relação terapêutica que apresente essas condições cria um ambiente necessário para o sucesso terapêutico. Curiosamente, todo cliente/ paciente é capaz de perceber claramente se seu psicólogo reúne essas condições, independente de sua orientação teórica. Por isso, quando alguém indica um psicólogo para você (ou indica para alguém), já leva em consideração. Ainda que intuitivamente, essas condições. Sabendo disso ao consultar um psicólogo, observe se ele reúne essas condições com você. Se sim, pode ficar tranquilo, seu processo terapêutico será bem sucedido.

 

Autores:

(Francisco Heitor da Rosa – CRP 07/08436)

(Juraci de Cássia Araújo – CRP 08/16115)

Para mais informações

(43) 3336-8777 / [email protected]

Venha nos Visitar

Rua Paranaguá, 777 - Londrina, PR