Aceitação: Como lidar com os sentimentos em tempos de quarentena

 

A crise do novo Coronavírus vem nos afetando de diversas maneiras: fisicamente, emocionalmente, economicamente, socialmente e psicologicamente. E quando estamos diante de uma crise, sentir medo e ansiedade é inevitável.

Esses sentimentos são respostas normais e naturais para enfrentar situações desafiadoras causadas por perigo e incerteza. É muito fácil se perder em preocupações e ruminar sobre todos os tipos de coisas que estão fora do nosso controle: o que pode acontecer no futuro, como o vírus pode afetar você e seus entes queridos, sua comunidade, seu país, o mundo, e assim por diante. E mesmo sendo completamente natural para nós nos perdermos em tais preocupações, não é útil ou benéfico. Na verdade, quanto mais nos concentrarmos no que não está em nosso controle, mais desesperados ou ansiosos, provavelmente iremos ficar.

Então, é importante nesse momento focarmos no que está ao nosso controle. Não temos como controlar o próprio vírus ou a economia mundial, ou como o governo administra essa situação. Assim como não conseguimos controlar o que sentimos e pensamos. Mas, podemos controlar os nossos comportamentos, aqui e agora, e isso pode fazer uma enorme diferença para nós mesmos e para os que convivem conosco, assim como para toda a comunidade.

Um primeiro passo é promover a aceitação. Tente prestar atenção ao que está sentindo nesse momento, e acolha esses sentimentos, emoções, memórias e sensações. Respire lentamente, e apenas observe seus pensamentos.

As nossas emoções têm valor adaptativo e servem para nos preparar para as ações necessárias ao lidar com um estímulo relevante em nosso ambiente. Nos fazem mais cuidadosos e precavidos, ou nos dão o impulso necessário para defender nossos direitos. São uma forma de comunicação em nossas relações, e podem nos fornecer informações sobre o contexto que estamos vivendo e seu impacto em nossa vida. Ao aprendermos a lidar melhor com as emoções e sentimentos, conseguiremos nos comportar de forma mais coerente com nossos valores pessoais e objetivos de vida.

Precisamos estar abertos, gentis e sem julgamentos nesse momento de pandemia, proporcionando espaço para os sentimentos difíceis que esse cenário atual está nos causando. É preciso acolher as nossas emoções, e as emoções das pessoas com quem nos relacionamos, validar e não menosprezar, compartilhar e ouvir empaticamente. Pois esses sentimentos difíceis continuarão aparecendo enquanto esta crise se desdobra, como o medo, ansiedade, raiva, tristeza, insegurança, solidão, frustração, confusão, e muitos mais. Por isso, praticarmos autocompaixão e autocuidado será essencial nesse momento.

A forma de sentir os acontecimentos e mudanças, são únicas e diferentes em cada indivíduo, e, portanto, os comportamentos de cada pessoa também serão diferentes. Então, empatia e consciência coletiva são palavras importantes para esse momento, pois precisamos mais do que nunca, nos colocarmos no lugar do outro para entender essas diferentes formas de pensar e agir durante a crise, para assim não julgar e até mesmo orientar de forma respeitosa e acolhedora, conseguir dialogar sobre opiniões diferentes de um jeito saudável e amigável.

É preciso pensar em maneiras simples de cuidar de nós mesmos e daqueles com quem vivemos, praticar gestos de cuidado e ações de apoio como por exemplo cozinhar uma refeição saudável e prazerosa, conversar e ter tempo de qualidade com quem convivemos, falar sobre o que estamos sentindo ou até mesmo escrever sobre num papel, praticar jogos e brincadeiras, manter uma boa rotina de sono, se movimentar com atividades físicas ou dança, explorar a criatividade em atividades artesanais, entre outras atitudes que podem trazer bem-estar e prazer. Durante o dia, pergunte a si mesmo ‘O que posso fazer agora – não importa quão pequena a sua ação possa parecer – que melhora a vida para mim, de quem convivo e das pessoas na minha comunidade?’.

Se estiver muito difícil vivenciar tudo isso, procure ajuda de um profissional da saúde. Nós, psicólogos do Transmissão Instituto de Psicologia & Consultoria, continuamos nos dedicando ao cuidado da vida e da saúde mental. O momento é de se cuidar e de pensar coletivamente.

Você não está sozinha(o). Vamos enfrentar esta situação juntas(os)!

Autora: Bruna O. Silva - Psicóloga Clínica Comportamental (CRP 08/26118).

 

> O Blog do Transmissão é um espaço para reflexão, cultura e lazer. Um espaço para pensarmos no nosso mundo e na vida cotidiana. Mande seu recado dando uma sugestão de tema, um dos nossos profissionais terá prazer em responder!

Para mais informações

(43) 3336-8777 / [email protected]

Venha nos Visitar

Rua Paranaguá, 777 - Londrina, PR