“Os fármacos psicotrópicos são definidos como aqueles que afetam o humor e o comportamento. Uma vez que esses índices da função cerebral são difíceis de serem definidos e medidos, não há base consistente para classificar os fármacos psicotrópicos. Em vez disso, é encontrada uma mistura confusa de termos relacionados com a estrutura química (benzodiazepínicos, butirofenonas etc.), com o alvo bioquímico (inibidores da monoamina oxidase, inibidores da recaptação de serotonina etc.), com o efeito comportamental (alucinógenos, estimulantes psicomotores) ou com o uso clínico (antidepressivos, agentes antipsicóticos, fármacos anticonvulsivos etc.), juntamente com várias categorias francamente indefiníveis (fármacos antipsicóticos atípicos, fármacos nootrópicos), adicionadas para maior confusão.” (Ritter, 2022).
Objetivo: Compreender alguns dos princípios básicos da neurofarmacologia que fundamentam a ação dos fármacos no sistema nervoso central, para aplicar e obter melhor resultado na prática clínica em psicologia.
Conteúdo de aula:
- Farmacocinética. - Farmacodinâmica. - Síntese dos neurotransmissores: noradrenalina, dopamina, serotonina e GABA. - Neurotransmissão. - Mecanismo de ação dos fármacos: ansiolítico, antidepressivo e analgésico.
Competências:
1. Ter conhecimento em fisiologia que envolva o mecanismo de ação de fármacos psicotrópicos, para eficácia na intervenção em psicologia.
2. Através do conhecimento obtido será capaz de desenvolver o pensamento crítico para estudos científicos voltados em fisiologia de fármacos psicotrópicos, para possíveis respostas através de pesquisas.
Metodologia de ensino:
Será exposto o mecanismo de ação dos fármacos: ansiolítico, antidepressivo e analgésico. A aula será expositiva com apresentação em PowerPoint do conteúdo e resolução da atividade em quadro branco. Será distribuído, no início da aula, três bulas de medicamentos para verificar o mecanismo de ação. Após a aula expositiva será solicitado novamente a leitura do mecanismo de ação disponibilizado na bula para que seja compreendido através do desenho no quadro branco. O aluno poderá ser solicitado para explicação no quadro branco.
Certificação de 8 horas/aula
Fisiologia
Graduada em Nutrição. Especialista em Nutrição Clínica, Fisiologia Humana e Metodologias Ativas. Mestre e Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-doutorado em Fisiologia. Experiência em Fisiologia e bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomarcadores fisiológicos, bioquímicos, genotóxicos, estresse oxidativo e acúmulo de metais. Tem experiência em Metodologias Ativas de Aprendizagem pela docência no Centro Universitário União das Américas, Foz do Iguaçu - PR