Sistêmica

Sistêmica

sublinha

A abordagem sistêmica na Psicologia tenta compreender o funcionamento da família dentro do sistema e subsistemas. Nisso, o interesse compreende o desenvolvimento do setor familiar, como ele se forma, afastamento de membros e até envelhecimento. Essa observação trabalha em movimentos normativos, mas também tantos outros que surgem no caminho.

Consequentemente, a terapia conjugal e da família acabam ganhando espaço dentro do trabalho da Psicologia sistêmica familiar. Ela faz a exploração e entendimento dos padrões de comunicação e relacionamento inerentes a esse grupo. Com isso, se alcança mais facilmente a compreensão das verdades propostas sobre a comunicação humana.

A psicologia sistêmica estuda os fenômenos de relação e comunicação nos grupos, analisando as relações e os componentes que emergem a partir deles. Essa abordagem parte das pessoas individuais, que se inter-relacionam entre si em diferentes coletivos entendidos como sistemas.

Dessa forma, cada grupo/coletivo em que cada pessoa se relaciona é um sistema diferente: familiar, profissional, doméstico…

De fato, essa corrente parte do contexto levando em consideração os distintos âmbitos em que as pessoas se movem, pois a maneira como cada indivíduo se relaciona com o ambiente ao seu redor determina seu desenvolvimento e seu crescimento pessoal.

Por isso, a psicologia sistêmica pode ser aplicada tanto a casais, equipes de trabalho e famílias quanto a pessoas individuais.

Relacionados

Deixe sua mensagem

sublinha

Para mais informações

(43) 3336-8777 / [email protected]

Venha nos Visitar

Rua Paranaguá, 777 - Londrina, PR