Fundada por Sigmund Freud (1856-1939), psicanálise é o nome de (1) um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo, (2) um método (baseado nessa investigação) para o tratamento de distúrbios neuróticos, e (3) uma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumulou numa "nova" disciplina científica.
Podemos dizer que a Psicanálise é uma teoria (acerca do funcionamento da psique humana, suas estruturas e mecanismos de funcionamento) e uma técnica de intervenção (um modo de acessar essas estruturas e permitir sua modificação). Sua evolução, como tal, sofreu e ainda passa por reformulações. Várias correntes em Psicanálise são conhecidas, orientando seu foco para um aspecto ou outro da natureza humana, como a autoestima (Alfred Adler) ou a própria natureza do inconsciente (Carl Gustav Jung, divergência que fundou a Psicologia Analítica).
Atualmente, essas diversas correntes convivem de forma complementar e, também, controversa. Contudo, a Psicanálise é a corrente de tratamento psicológico mais conhecida na cultura ocidental. Tradicionalmente, envolve um tempo mais longo para seu efeito ser notado, produzindo mudanças profundas no funcionamento da pessoa.