Psicanálise

Psicanálise

sublinha

Fundada por Sigmund Freud (1856-1939), psicanálise é o nome de (1) um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo, (2) um método (baseado nessa investigação) para o tratamento de distúrbios neuróticos, e (3) uma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumulou numa "nova" disciplina científica.

Podemos dizer que a Psicanálise é uma teoria (acerca do funcionamento da psique humana, suas estruturas e mecanismos de funcionamento) e uma técnica de intervenção (um modo de acessar essas estruturas e permitir sua modificação). Sua evolução, como tal, sofreu e ainda passa por reformulações. Várias correntes em Psicanálise são conhecidas, orientando seu foco para um aspecto ou outro da natureza humana, como a autoestima (Alfred Adler) ou a própria natureza do inconsciente (Carl Gustav Jung, divergência que fundou a Psicologia Analítica).

Atualmente, essas diversas correntes convivem de forma complementar e, também, controversa. Contudo, a Psicanálise é a corrente de tratamento psicológico mais conhecida na cultura ocidental. Tradicionalmente, envolve um tempo mais longo para seu efeito ser notado, produzindo mudanças profundas no funcionamento da pessoa.

Relacionados

Vamos Conversar?

sublinha

Para mais informações

(43) 3336-8777 / [email protected]

Venha nos Visitar

Rua Paranaguá, 777 - Londrina, PR